5
jul

Mamamiga realiza curso para voluntários

Foto: arquivo

o próximo dia 7 de julho, sábado, das 08h30 às 13h30, o Programa DedicAção – desenvolvido pela ASPRECAM, Associação de Prevenção do Câncer na Mulher – irá realizar a capacitação de interessados em participar como voluntários no apoio a vítimas de câncer de mama.

 Nos dois últimos anos, o DedicAção tem ajudado as mulheres de BH e Região Metropolitana, com o diagnóstico inicial do câncer de mama, no ingresso ao tratamento pelo SUS, defendendo os seus direitos garantidos pela Lei Federal 12.732 (nov/12), que determina o prazo máximo de dois meses para o início do tratamento após o diagnóstico. A coordenadora do DedicAção, Danusa Coutinho, destaca que desde a implantação do programa foram capacitados 32 voluntários, sendo que hoje apenas 09 estão ativos. “Para continuarmos desempenhando bem o nosso trabalho, precisamos captar novos voluntários”.

São esperadas no curso pessoas com disponibilidade para deslocamento em horário comercial para acompanhamento das assistidas em consulta; disponibilidade para participar de uma reunião mensal de 2h30 com os demais voluntários e dedicação de quatro horas semanais.

As atividades dos voluntários envolvem acompanhar as assistidas nas consultas médicas, dar orientação qualificada sobre o início do tratamento e a adaptação a ele, fornecer informações sobre boa alimentação na fase do tratamento, indicar caminhos que facilitem acesso aos benefícios sociais e jurídicos, além de dar acolhimento psicossocial e motivacional, pois, dessa forma, a ação dos voluntários motiva as assistidas a se manterem confiantes para que possam cumprir todas as etapas do tratamento. Durante a ação de voluntariado, o Programa oferece reembolso das despesas com deslocamento.

 Danusa Coutinho acrescenta que a capacitação tem o objetivo de preparar as pessoas que querem atuar como voluntárias e realizar o cadastramento conforme legislação que envolve a ação voluntária. “Apresentamos os contextos do voluntariado para o tratamento do câncer de mama, os atores envolvidos. as atividades que os voluntários deverão realizar e as ferramentas que devem aplicar durante suas ações. A capacitação tem uma metodologia lúdica e objetiva ao mesmo tempo”, finaliza a coordenadora. 

 Sobre a Asprecam

 A Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (ASPRECAM) é uma organização sem fins lucrativos, certificada como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), reconhecida pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). Foi criada em 18 de outubro de 1984 pelo médico mastologista e cirurgião plástico, Dr. Thadeu Provenza. Desde então, presta serviços à saúde da mulher com foco no câncer de mama em Minas Gerais.

 Em 2015, foi criado o Movimento Mamamiga pela Vida, tendo como embaixadora a cantora Paula Fernandes, com propósito de mobilizar empresas privadas, agentes públicos, organizações sociais e pessoas leigas por meio de ações que levem ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Para isso, foram desenvolvidos programas e projetos que visam desenvolver produtos e tecnologias sociais que estimulem atitudes de autocuidado e prevenção do câncer na mulher e a promoção da saúde e da qualidade de vida.

 Uma das ações de sustentabilidade da associação é garantida por meio da venda do modelo didático Mamamiga, um simulador da glândula mamária feminina com informações didáticas sobre quatro alterações mais frequentes que podem ser encontradas nas mamas por meio do exame feito com as mãos. O produto, reconhecido pelo INCA, é uma ferramenta que tem ajudado as mulheres a aprenderem a fazer o autocuidado de forma mais assertiva e também tem contribuído na orientação dos profissionais da saúde em relação ao diagnóstico precoce por meio do exame clínico.

 

Captação de novos voluntários para o Programa DedicAção

Data: 07 de julho

Horário: 08h30 às 13h30

Endereço: Rua dos Aimorés, 3018. Barro Preto. Belo Horizonte – MG (auditório)

CONTATO: (31) 9 9879-8151 e informações pelo: facebook.com/mamamiga/

Veja também

Comentários