20
ago

Uma loja na rua com consultores de moda e tudo mais!

foto da segunda edição do projeto, que chega à sua oitava edição em BH.

foto da segunda edição do projeto, que chega à sua oitava edição em BH.

Imagine a situação: cabides organizadamente distribuídos pelas vias públicas, cheios de roupas bonitas, cheirosas e uma multidão andando para cima e para baixo, observando bem o que serve, o que fica bem, o que valoriza seu corpo e o que protege. Este é o projeto “The Street Store”. 

Tudo começou lá na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014. Mas já no ano de 2015 a ideia foi trazida para Belo Horizonte pela designer de moda Luciana Duarte, autora do projeto Moda Ética. Como a cada edição multiplicam-se o número de doadores e voluntários para trabalharem no dia, as pessoas dividem as tarefas e disseminam o conceito da doação horizontal. A ideia do projeto é criar uma loja gratuita de rua, em que o morador de rua possa vir e escolher o que ele quer. Na doação horizontal, é devolvido à pessoa o poder de escolha, o que promove a humanização nesse processo de aquisição. 

Os homens e mulheres, que vivem em situação de rua ou em repúblicas para ex-moradores de rua, têm a liberdade na aquisição e levam aquilo que mais têm necessidade. Em suas edições na capital mineira, milhares de roupas e acessórios já foram doados a mais de 1.200 pessoas, por meio de uma rede de mais de 250 voluntários e de 600 doadores cadastrados. 

A oitava edição do The Street Store já tem data e local para acontecer: será no próximo dia 26, das 10h às 14h, na Praça Afonso Arinos, no centro de Belo Horizonte. No dia do evento, os voluntários do projeto agem como “vendedores” e “consultores de moda”, buscando ajudar as pessoas a identificarem as peças que mais as valorizem e que as tragam conforto. 

Além das roupas e acessórios, haverá também uma praça de alimentação com café da manhã e lanches, ao longo do dia, aos que passarem por lá. 

Quem quiser ajudar pode juntar suas roupas para doar até o dia 23. Após essa data, as doações serão aceitas somente no dia e local do evento. 
Contatos: thestreetstorebh@gmail.com

Fonte: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/tio-fl%C3%A1vio-1.336004/loja-gratuita-na-rua-1.552373

Foto: http://www.fashionwork.com.br/2015/07/ii-street-store-em-belo-horizonte.html

Veja também

Comentários