3
ago

O encontro da nova música de Portugal com a MPB

(crédito: Adriana Bueno)

(crédito: Adriana Bueno)

A cantora portuguesa Susana Travassos e o violonista brasileiro Jean Charnaux são as próximas atrações do projeto “Uma voz, um instrumento”, a se realizar no próximo dia 12 de agosto (sábado), no Teatro Bradesco.

Susana Travassos, considerada uma das grandes vozes portuguesas da atualidade, revela suavidade e doçura em seu cantar, ao mesmo tempo em que demonstra presença e intensidade na apresentação. A própria alma de Susana parece que se agiganta quando canta e ela serve a canção, não a vaidade de ser cantora”. (Tiago Torres da Silva, poeta  e compositor português) 

Jean por sua vez, é reverenciado por mestres como o compositor Guinga que assim o definiu: “Jean Charnaux é um puro sangue da música. Apostaria tudo que sou e o nada que tenho nas suas patas de luxo”.

SOBRE O SHOW

Susana se une ao violão de Jean Charnaux, em um show que combina temas inéditos e releituras de canções e fados. Depois de uma turnê em Portugal, em fevereiro de 2017, os artistas apresentam uma temporada de shows no Brasil. O formato voz e violão é bem natural para Susana Travassos, que já cantou acompanhada por instrumentistas como Chico Pinheiro, Yamandu Costa, Ricardo Silveira, Toninho Horta e gravou um disco com Chico Saraiva. “É um formato que conheço bem e com Jean acho que pude ir ainda mais fundo. Sem receio de ser demasiado profundo e denso. É um lado meu não o único, mas um muito importante” comenta a cantora.

Com arranjos primorosos de Jean, dando uma roupagem e sonoridade peculiar ao duo, o repertório é uma mistura de clássicos do fado, canções inéditas e composições de Jean em parceria com o Guinga.

SUSANA FALA SOBRE O REPERTÓRIO

“Os temas inéditos são na maioria do Jean, alguns temas sem letra, algumas parcerias dele com o Guinga e alguns fados como “Meu amor, Meu amor”, do Pedro Homem de Melo e Alan Oulman. Quando nos conhecemos o Jean fez alguns arranjos para canções que eu já vinha cantando, depois, pouco a pouco me foi mostrando as suas composições, que naturalmente foram ganhando lugar no repertório e sobrando algumas releituras que o Jean tinha transformado de forma surpreendente. “Memória e Fado” do Egberto Gismonti também está presente com um arranjo espetacular do Jean”!

SOBRE OS ARTISTAS

Jean Charnaux: Formado em violão clássico no ano de 2011 pela UFRJ, Jean Charnaux vem se aprimorando há mais de dez anos em sua carreira assistido por aulas com professores renomados como Hélio Delmiro,Guinga Marcus Tardelli. Conta nessa caminhada com a incrível experiência de sua passagem pela escola Los Angeles Music Academy nos Estados Unidos, onde teve aulas com Frank Gambale e Jeff Richman. Jean Já se apresentou ao lado de João Bosco, Fátima Guedes, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Guinga, Marcus Tardelli, Monica Salmaso, Zé Paulo Becker, Caio Márcio, Marcos Ariel e Alexandre Gismonti .

Susana Travassos:  A artista  começou o seu percurso musical aos cinco anos. Iniciou a sua carreira profissional em 2008, com um CD em homenagem à Elis Regina. O seu segundo álbum, Tejo-Tietê (2013), é uma parceria com o compositor brasileiro Chico Saraiva e intercala composições do próprio com clássicos de Portugal e Brasil. Em 2016, realizou uma turnê de sucesso com um repertório que incluía clássicos da música portuguesa, brasileira e latina, começando pelo Brasil e Portugal, e passando por alguns dos principais palcos do Uruguai, Colômbia e Argentina.

SOBRE O PROJETO
O projeto “Uma voz, um instrumento”, tem a curadoria do gestor e produtor Pedrinho Alves Madeira, e desde o ano passado tem levado ao Teatro Bradesco significativos nomes da ampla cena musical brasileira. No palco, como sugere o próprio nome, o intérprete terá como companhia um ou dois músicos. Já passaram pelo projeto: Zélia Duncan, Ângela Maria, Teresa Cristina e Edson Cordeiro.

SERVIÇO SHOW SUSANA TRAVASSOS E JEAN CHARNAUX

Data: 12 de agosto (sábado)

Horário: 21 horas

Local: Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes)

Classificação: livre

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia)

Ingressos na bilheteria do Teatro (31 3516-1360) ou pelo site: compreingressos.com

Outras informações: Site teatro: teatrobradescobh.com.br

CURADORIA / PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO: ALVES MADEIRA

REALIZAÇÃO: TEATRO BRADESCO

Veja também

Comentários