12
jul

Sistema carcerário humanizado é tema do Congresso das APACs

De 13 a 16 de julho de 2017, São João Del Rei, Minas Gerais sediará o 8º Congresso das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACS). As APACs são unidades prisionais geridas por organizações sociais em conjunto com a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Tribunais de Justiça e Governos Estaduais.

19883976_1094091620735655_180477765441168449_n

Nas APACs, o rigor no cumprimento da pena é ponto fundamental, que se alia à valorização humana como diferencial para a recuperação de homens e mulheres em privação de liberdade. A gestão da APAC é feita por funcionários, voluntários, parceiros e pelos próprios presos, sem contar com armas ou polícia. Esse é um dos motivos que o custo das APACs é cerca de quatro vezes menor do que o do sistema prisional comum e os resultados são muito positivos, já que poucos presos que cumprem suas penas nas APACs reincidem no crime.

O Congresso acontecerá no campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João Del Rei e tem a confirmação de mais de 400 participantes do Brasil e exterior. Dentre as autoridades confirmadas, estão o advogado e idealizador da metodologia APAC na década de 70, Dr. Mário Ottoboni; o diretor executivo da FBAC, Valdeci Ferreira; o Secretário de Administração Prisional do Governo de Minas Gerais, Sr. Francisco Kupidlowski e o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Geraldo Augusto.

A escolha do local do evento não foi aleatória, já que São João Del Rei possui uma APAC masculina que é referência no Brasil, a maior em termos de tamanho e número de vagas. Também lá existe uma APAC feminina, que ganhará nova sede nos dias da realização do Congresso.

Na programação, conferências, mesas redondas e oficinas sobre a importância da atuação intersetorial para o bom funcionamento das APACs, práticas de gestão, processo de expansão no Brasil e no mundo e, especialmente, a troca de experiências entre as 49 APACs em funcionamento hoje no país, suas conquistas e desafios. A seguir, programação completa do evento, também disponível no site http://www.fbac.org.br/congressoapacs

Veja também

Comentários